Por questões culturais estamos acostumados a associar resistência e desempenho térmico eficaz ao concreto armado convencional, e esse talvez seja um dos maiores mitos na nossa área.
Com o avanço do uso de tecnologias na construção civil, principalmente para a criação de novos materiais, o concreto armado perdeu espaço consideravelmente quando o assunto é desempenho térmico. Seja na neve, no deserto ou no meio de uma floresta tropical diversas outras soluções e estratégias se fazem mais eficazes quando o assunto é conforto térmico.
Um estudo de prova realizado com diversos materiais exemplifica melhor essa diferença entre o desempenho do concreto e de outros materiais mais atuais: 5 CENTÍMETROS de PIR (poliisocianurato) – material utilizados nos painéis térmicos da construção modular – equivalem a 230 CENTÍMETROS de concreto. A diferença é absurda.
E esse é um dos itens que fazem com que cada vez mais a construção modular seja utilizada em locais remotos e com condições diferenciadas.
Com o uso de tecnologias a nosso favor, a construção modular se mostra versátil e eficiente para todo tipo de edificação. Você quer saber mais sobre tecnologias na construção modular? Comenta aqui embaixo qual deveria ser a próxima tecnologia a ser abordada por aqui!
Agradeço pela informação sobre a eficiência térmica de diferentes materiais utilizados na construção civil. É interessante notar como as tecnologias avançam e permitem o desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis, superando mitos que antes eram considerados verdades absolutas. É importante estarmos sempre atualizados sobre as novas tecnologias disponíveis para aprimorar a qualidade e a eficiência das construções, garantindo o conforto e a segurança dos usuários, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.